New York Times diz que sob Bolsonaro, Amazônia está completamente sem Lei

New York Times diz que sob Bolsonaro, Amazônia está completamente sem Lei

O jornal New York Times publicou nesta quinta-feira (5) uma reportagem especial sobre os impactos negativos do governo de Jair Bolsonaro na floresta amazônica. Sob o título “A Amazônia está completamente sem lei: a floresta tropical após o primeiro ano de Bolsonaro”, a reportagem culpa o presidente pelo aumento deste ano nos índices de desmatamento do bioma.

O desmatamento na maior floresta tropical do mundo, um importante amortecedor contra as mudanças climáticas, disparou sob o presidente Jair Bolsonaro do Brasil”, diz o texto, logo em seus primeiros parágrafos. Em seguida, a reportagem de  conta que Bolsonaro prometeu liberar a exploração da indústria na floresta, além de reduzir fiscalizações.

“E seu governo seguiu adiante, cortando fundos e pessoal para enfraquecer a aplicação das leis ambientais. Na ausência de agentes federais, madeireiros, fazendeiros e mineiros entraram [na floresta], encorajados pelo presidente e ansiosos para satisfazer a demanda global”, relata.

A reportagem ainda sustenta que o governo de Bolsonaro “fez alguns acenos” para combater o desmatamento ilegal, mas o presidente “reafirmou sua antiga posição de desdém pelo trabalho de conservação”.

“Ele disse uma vez que a política ambiental do Brasil estava ‘sufocando o país’; prometeu em sua campanha que nenhuum centímetro quadrado de terra seria designado para os povos indígenas; e, no mês passado, ele ignorou dados oficiais sobre o desmatamento”, cita o texto.

O jornal americano já fez diversas reportagens denunciando o descaso de Bolsonaro com relação ao meio ambiente. Em setembro, quando os incêndios na floresta amazônica se intensificaram, o NYT deu amplo destaque à crise ambiental brasileira, além de ironizar a postura do presidente, que culpava as ONGs como responsáveis pelas chamas.

Revista Forum

Comentários
Comments are closed
Translate »