Instituto Rondon participará de protestos contra o Pacote da Destruição Ambiental, dia 9 de março, em Brasília

Instituto Rondon participará de protestos contra o Pacote da Destruição Ambiental, dia 9 de março, em Brasília

BRASÍLIA – Um ato pela Terra, em defesa do meio ambiente e contra a destruição da legislação ambiental. O cantor e compositor Caetano Veloso lidera uma grande mobilização de artistas que vão se reunir em frente ao Congresso Nacional, no dia 9 de março, a partir das 15h.

ImagemO objetivo é protestar contra uma série de projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado voltados a temas como flexibilização de licenciamento ambiental, liberação de novos agrotóxicos, exploração mineral e agropecuária em terras indígenas, abertura de unidades de conservação para exploração comercial, entre outros temas ligados ao setor.

Além de Caetano Veloso, o ato contará com a participação de músicos e artistas como Nando Reis, Seu Jorge, Natiruts, Bela Gil e Maria Gadú. Diversas organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente também participam do ato, como Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Greenpeace, 342 Amazônia, Mídia Ninja, MTST, Clima Info, Observatório do Clima, e Cimi. Artistas como Lázaro Ramos, Letícia Sabatella, Bruno Gagliasso e Christiane Torloni confirmaram presença.

No último ano do governo Bolsonaro, o Congresso tem acelerado a votação de pautas voltadas à flexibilização da legislação ambiental, com apoio direto do presidente da Câmara, Arthur Lira, e da bancada ruralista, uma das maiores do Congresso. No ato, Caetano pretende participar de um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O Instituto Rondon vai estar presente

O Instituto Rondon estará o movimento idealizado por Caetano Veloso. O presidente do instituto, jornalista Roberto Kuppê, é um dos maiores críticos contra as políticas devastadoras do governo Bolsonaro, especialmente em Rondônia, cujo estado é governado por um militar alinhado com o presidente.

Instituto Rondon criado em setembro de 2007 sob a denominação de Instituto Matheus Moraes,  é uma homenagem ao Marechal Rondon, considerado um dos principais heróis e patriotas brasileiros.

O Instituto Rondon atua na defesa da Amazônia, dos indígenas e nas demandas sociais como luta contra racismo, preconceitos etc. Educação, saúde e cidadania são os focos do instituto.

As páginas do Instituto Rondon neste site poderão ser lidas em dezenas de línguas como em inglês, espanhol, japonês, chinês, turco, árabe, havaiano, zulu, latin, sueco, italiano, etc.

Fonte: Terra

Comentários
Comments are closed
Translate »