Brasil fica em 71º lugar no ranking do país mais poluído do mundo

Brasil fica em 71º lugar no ranking do país mais poluído do mundo

Tema de muitos debates atualmente, a poluição aparece no cotidiano da população de todos os lugares do mundo e sem ser convidada. Tendo em mente que a pauta precisa ser levada mais a sério para a melhora do planeta, o CUPONATION, plataforma de descontos online, compilou  informações sobre o quanto a poluição se enraíza no Brasil e no mundo.

O Numbeo, banco de dados digital internacional, divulgou este ano um levantamento com o ranking dos 112 países que possuem o pior índice de poluição no primeiro semestre de 2021. Dentre as nações apresentadas, o Brasil aparece na 71ª posição, com o grau de poluição dos elementos ar, água, terra e fogo estimados em 54,53%. 

Apesar de aparecer na lista, pode-se dizer que o quadro da poluição melhorou para o Brasil. Isso porque há 2 anos o CUPONATION registrou uma pesquisa semelhante, em que o Brasil estava estacionado em 65º lugar do ranking das nações mais poluídas do mundo – o que significa que  nos últimos meses o território brasileiro caiu 6 posições e conseguiu melhorar a qualidade de vida de sua população.

Voltando ao estudo, o asiático meridional Afeganistão é o país que aparece no topo da lista, com um índice surpreendente de 92, 20% de área manchada pelo fardo. Na sequência, Mongólia e Myanmar garantem o segundo e terceiro lugares de nações com áreas mais poluídas, com cerca de 91,84% e 89,77%, respectivamente. 

Descendo o ranking para seus últimos ocupantes, as nações que ocupam o antepenúltimo, penúltimo e o último lugares são Noruega, Islândia e Finlândia, com incríveis porcentagens de poluição avaliadas em 18,14%, 16,24% e 11,86%, também nesta ordem. Veja o ranking completo no infográfico interativo do CUPONATION.

Vale lembrar que em 2019 o Global Earth Day divulgou um estudo, sucedido pelo Ipsos, revelando o que os brasileiros achavam sobre a poluição do momento no país. A poluição de água foi uma das primeiras preocupações de 44% dos brasileiros, seguido de como lidar com os resíduos produzidos (36%) e o aquecimento global (29%).

Além disso, apesar da melhora no ambiente em 2021, a mesma pode ter ocorrido devido à maior consciência populacional e ao fato do baixo índice de carros nas ruas com as pessoas trabalhando de casa durante a pandemia do coronavírus, e não exclusivamente pelos planos governamentais que muitas vezes mal saem do papel. 

https://www.cuponation.com.br/insights/polui%C3%A7%C3%A3o-2021
Comentários
Comments are closed
Translate »